quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Suplementos não são mágicos!






Muitos alunos me perguntam sobre suplementos. E sempre explico a mesma coisa: nem sempre é necessário. Principalmente se você é um aluno iniciante. Procure um nutricionista (de preferência com alguma especialização em exercícios físicos) e avalie a sua necessidade.

Suplementar é ACRESCENTAR algo à sua dieta e nem sempre é preciso. Tudo que um organismo saudável precisa, pode ser consumido nos alimentos.

Se você ingere mais que o necessário, o organismo esperto, transforma tudo em gordura que é o nosso principal substrato energético. E mais importante: o excesso pode sobrecarregar rins e fígado.

O suplemto da moda é o Jack 3D. Você ouve falar que é muito bom, que faz milagres, que dá gás, etc. Mas alguém já falou o que realmente tem no rótulo? Duvido! Eu vou falar.

Achei um artigo que explica cada substância separadamente, suas ações e efeitos. Uma delas é  o óleo extraído da flor de gerânio. Não pode ser ruim, né? Uma flor... É péssimo! Pode ser a causa de AVC (acidente vascular cerebral) e é proibida pelo World Anti-Doping Agency e pelo (FDA) Food and Drug Administration.

Outra substância é usada no tratamento de doenças respiratórias como asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e é estimulante do SNC (Sistema Nervoso Central).

Agora lá vem bomba: outra substância presente (dibenzo), deprime (desacelera) o SNC! Já pensou a confusão no seu organismo? E tem mais, se você beber no mesmo dia o efeito pode ser desagradável: ela exarcerba os efeitos do álcool.

Também tem na composição do Jack3D uma substância testada apenas em ratos! Até onde chega a sua vontade de ser malhado? E o mais IMPORTANTE: metade das substâncias analisadas (que atuam na regulação do SNC) podem causar dependência!

Por isso, pense muito bem, converse com médicos especialistas antes de ingerir qualquer coisa te indicaram. Sua saúde é mais importante que ter músculos! Bom treino.

9 comentários:

Anônimo disse...

A FDA proíbe muitas substancias devido ao seu baixo custo e simplicidade, ou seja NÂO GERA LUCRO NESSE MUNDINHO entao é proibido mesmo fazendo bem e com o argumento que pode fazer mal!

Mariana Cabral disse...

A questão não é apenas o que é proibido ou não. Mas sim as combinações de substâncias depressoras e estimulantes do SNC no mesmo componente ou as vezes nem testadas em humanos. Isso realmente vale a pena?

Anônimo disse...

O problema com o Jack3d é que muitas pessoas o ingerem desnecessariamente. Ingerí-lo com o intuito de obter disposição para praticar uma simples atividade cardiovascular como esteira, bicicleta e etc ou treinar não tão intensamente (como um iniciante ou alguém que esteja apenas treinando por motivos de saúde) é absurdo. Jack3d é um suplemento pré-treino destinado a pessoas muito mais avançadas, especialmente aquelas que competem, sejam fisiculturistas ou powerlifters.
Então o que ocorre é que um indivíduo que não esteja acostumado com treinos intensos ingere (normalmente com a dosagem errada) e passa mal e depois não sabe porquê, aí falam mal sobre o produto.
Logo, eu diria que o problema está não no produto em si mas no nível de instrução e/ou orientação de quem o ingere.

Anônimo disse...

olá,tenho 18 anos e malho desde os 16 anos,sempre vejo reportagens artigos para quem quer "emagrece", mas nunca encontro como engordar rsrs,quem é muito magra entende o que eu falo e o que sofro, apesar de malhar desde nova,não conseguo chegar no peso desejavel,passo muito tempo pra ganhar,e perco peso com muita vacilidade, então fica naquele efeito sanfona..! enfim um amigo meu indicou esse jack3d,não comprei por ter muito medo de "espinhas" apesar de não ouvir relatos que o jack der espinhas (nasce espinhas em mim com facilidade), então comprei creatina que dizem que é boa tbm,o que você teria a me dizer sobre o uso da creatina? grata.

Mariana Cabral disse...

Tomar Jack 3D ou qualquer outro suplemento nao testado de meneira eficiente e sem nenhuma orientacao medica e/ou nutricional pode ser um problema serissimo, mesmo para os avancados, que podem ter efeitos colaterais inesperados. Muita gente (mesmo atletas) soh descobrem problemas de saude quando resolvem fazer uso de substancias para a melhora da performace, o que nao eh condenavel, ja que essa eh a vida de uma competidor. Mas deve-se fazer constantes exames e acompanhamento medico. Lembrem-se: Saude eh muito mais importante que um corpo bonito ou mesmo uma medalha! Sem ela, voce nao podera mais disfilar seu corpao ou competir. Obrigada pelos cometarios!

Mariana Cabral disse...

*Desfilar. Desculpem a falta de pontuacao. Computador alheio....

Mariana Cabral disse...

Quanto ao uso de creatina, acho valido para quem quer ganhar massa muscular. Como vc ja treina a algum tempo, pode ser usado no seu caso, mas voce deve tomar algumas providencias antes. Em primeiro lugar, vah a um medico e faca os exames necessarios para saber sobre o funcionamento de rins e figado, por exemplo (ja tive aluno que descobriu que so tinha um rim! Ainda bem que ele nao fazia uso de nenhum tipo de suplemento, o que sobrecarrega esse orgao). Se vc tiver hipertensao por exemplo (no seu caso, hipertensao genetica, ja que vc eh nova), ou pedras nos rins nao recomendo!
Outra coisa importante e saber fazer uso da creatina. Vc deve fazer um "ciclo" de saturacao (doses maiores) e outro de manutencao (doses menores) e depois parar por um tempo(nao mais que 1 mes) para voltar a tomar, essas doses dependem da marca. Beber muita agua para nao sobrecarregar os rins, evitar alcool em execesso para nao sobrecarregar figado e o mais importante: fazer treinos pesados de hipertrofia (3 ou mais series de 8 a 12 repeticoes). A creatina eh um substrato energetico (ATP-CP)que ja temos no corpo e que eh usado em movimentos rapidos e curtos (explosao), o seu professor devera fazer um treino para cada fase de ingestao da creatina (saturacao, manutencao e pausa). Boa sorte. Qualquer duvida eh soh perguntar!

Anônimo disse...

Oi Mariana! Tudo bem? Mostra as referencias bibliográficas em que vc se baseou pra escrever para também podermos ler os artigos científicos. Obrigado!

Mariana Cabral disse...

Esse é o GRANDE problema desses suplementos da moda, eles NÃO tem pesquisas e/ou estudos científicos, por isso o risco de ingeri-los. Mas esse meu post foi baseado no texto de um colega de profissão que resolveu investigar separadamente cada substância contida no Jack 3D. Se quiser ler: http://www.diegozanon.com.br/?p=1038

De nada!