Follow @saude_eu_gosto
Um simples passo, um arremesso da bola de basquete dentro da cesta ou o ato de saltar e cortar uma bola de vôlei são movimentos que vão depender de uma boa vivência e aprendizagem motora na infância.
Como disse no texto anterior, essas também são informações capazes de armazenamento no cérebro. Nesse caso mais especificamente no córtex premotor, localizado no lóbulo frontal. É nessa região que gravamos padrões motores e onde movimentos volúntários tem sua origem.
Então, quando você aprende uma braçada do nado peito na natação é lá que isso vai ficar registrado. Se você aprende errado por algum motivo, a correção é possível mas difícil, já que você vai ter "enganar" o cérebro e "fazer" um novo padrão motor.
O cerebelo, localizado na parte posterior do cérebro também tem uma enorme importância na aprendizagem motora, sendo responsável pelo equílibrio, controle postural e na coordenação (combinação) de vários movimentos voluntários.
Você já deve ter percebido o quanto as crianças aprendem rápido (não, não é só curujice de mãe e pai). É porque elas tem uma "folha em branco" de padrões motores pronta para ser preenchida.
Por isso é muito importante que elas façam diversos esportes (como aulas que misturam fundamentos esportivos variados) para aprender diferentes padrões motores e depois escolher um (ou mais) esporte(s). Assim, qualquer que seja esse esporte, pode apostar que seus movimentos serão muito mais precisos.
Bom treino criançada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário