segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Para você que não sabe, sorrir é saúde!







Essa semana resolvi escrever sobre algo muito bom de se fazer. Se você é ativo, atleta ou sedentário você já faz! Só não faz quem já morreu. Não, não é sambar. É sorrir!

Você já deve ter ouvido em algum momento da sua vida que para sorrir, você movimenta X músculos do rosto X+56 do corpo, blá, blá, blá...



Mas isso é apenas MAIS um detalhe do bem que um sorriso sincero pode fazer. Você sabe outros efeitos que um gesto tão simples causa no seu corpo?

Hoje existem vários estudos sobre os efeitos positivos do bom humor e negativos do mau humor. Acredito que tudo começou com o Hunter Adams, mais conhecido como Pach Adams, médico responsável por introduzir uma abordagem mais humana na interação com os pacientes.

Logicamente ele recebeu muitas críticas, mas conseguiu ótimos resultados, dando mais qualidade de vida àqueles que não podiam sair do hospital e se sentiam deprimidos por isso.

Talvez o resultado mais comentado e estudado seja o aumento da imunidade (capacidade do seu corpo de se defender contra organismos invasores e causadores de doenças), ajudando na recuperação de doenças e evitando-as também.

Outros efeitos do sorriso são a redução de hormônios liberados como resultado do estresse (responsáveis pela diminuição da imunidade), redução de dor e da pressão arterial (evitando problemas cardíacos).

Um trabalho muito interessante é o de um Indiano (Jiten Kohi) inventor da Risoterapia. Resumindo é um grupo que se encontra para rir, gargalhar! Isso mesmo. Não acredita? Olha o vídeo:




Bom treino e...sorria!!!

Nenhum comentário: